Tratamentos

aparelho cristal

Ortodontia

Quando iniciar o tratamento ortodôntico? No passado, os clínicos aguardavam a troca dos dentes decíduos, os dentes de leite, para que iniciasse o tratamento ortodôntico. Porém, grandes vantagens na correção de problemas dentais e esqueléticos poderão ser aproveitadas durante a fase de crescimento da criança e adolescente, que se não forem corrigidas, em alguns casos, só poderão ser tratadas com auxílio das cirurgias, as chamadas cirurgias ortognáticas. Agendando uma consulta com o ortodontista, você poderá ser avaliado e diagnosticado, e desta forma iniciar o seu tratamento no momento mais adequado.Tipos de aparelhos: Aparelhos Móveis, Aparelhos Fixos Metálicos, Aparelhos Estéticos (Porcelana ou Safira) e Aparelhos Autoligados.

restauracao

Dentistica

A prevenção de cáries reduz pela metade a incidência de restaurações. Dentística Restauradora é a área da Odontologia que cuida das alterações dos tecidos, tratando doenças da cárie e suas repercussões sobre a estrutura dental. Ainda, esta especialidade possibilita a restauração da estética em dentes com tamanhos, formas e texturas que não estão em harmonia com o seu sorriso. Atualmente são utilizados materiais restauradores que deixam a sua restauração quase ou mesmo imperceptível, mesmo nos dentes posteriores.

Endodontia

Endodontia

O que são canais e como tratá-los? Endodontia é a especialidade que trata do interior do dente, onde estão localizadas as terminações nervosas e irrigação, a chamada polpa dental. Os maiores problemas estão relacionados à cárie dental que se aprofunda causando inflamação e infecção, o famoso "canal". Em outros casos, a polpa dental pode ser afetada por trauma ou fraturas. O tratamento do canal é realizado esvaziando os canais através de limas que alargam os condutos, removendo a dentina contaminada e lavando o canal quimicamente. Posteriormente, estes condutos são lacrados com materiais específicos contendo o processo inflamatório. Todo o processo é feito com anestesia e muitas vezes complementado pela indicação de anti-inflamatórios e antibióticos. Além do mais, o tempo de tratamento atualmente foi bem reduzido, e na maioria dos casos este tratamento pode ser finalizado em uma única sessão.

shutterstock_103510871-768x510

Odontopediatria

Quando levar seu filho ao dentista? As consultas odontológicas para as crianças são importantes para realizar a orientação de higiene e da dieta, e devem ser iniciadas logo no primeiro ano de vida. Além da prevenção de cáries, nestas consultas os pais e filhos são orientados com relação à frequência que devem retornar nas consultas periódicas, sendo personalizado às necessidades de cada criança. Normalmente, são indicadas profilaxias e aplicações tópicas de flúor a cada 6 meses. Neste período, o profissional também poderá fazer o acompanhamento do nascimento dos dentes de leite, assim como acompanhar o desenvolvimento dos maxilares. Isso permitirá que sejam detectados precocemente problemas relacionados a cáries, ao encaixe dos dentes, entre outras dúvidas que possam surgir.

implantes

Implantodontia

Os implantes são considerados a tecnologia mais moderna em reabilitação dentária na Odontologia. Através de técnicas individualizadas e um planejamento clínico/radiográfico, os tratamentos podem ser realizados em jovens com mais de 18 anos, adultos e idosos; todos com boas condições gerais de saúde. O implante dentário poderá ser de unitário, ou seja, substituindo apenas a perda de um dente, ou ainda substituir a perda de vários elementos dentais. No caso da perda de mais elementos, as próteses sobre implante poderão ser colocadas como coroas unitárias, ou coroas com mais elementos unidas entre si. Ainda os implantes podem reduzir os problemas e incômodos causados pelas próteses totais, substituindo as "dentaduras" convencionais por elementos fixos as chamadas overdentures. Ademais a vantagem dos implantes com relação às próteses fixas está na reposição do elemento dentário, sem envolver o desgaste dos dentes vizinhos. O procedimento é composto por 2 etapas: Fase cirúrgica: Colocação de um implante de titânio que substitui a raiz. Fase protética: Colocação de uma coroa substituindo o dente(s) perdido. Os implantes representam o recurso que mais se assemelha a função dos dentes naturais, devolvendo saúde, estética, equilíbrio mastigatório e elevando da auto- estima do paciente.

checkup-odonto

Check-up Odontológico

A boca é a porta de entrada de muitas doenças, e não pode ser esquecida e separada da saúde geral, por isso é tão importante que os cuidados com a higiene bucal, com uma dieta equilibrada e livre de açúcares seja adotada. No check-up serão avaliados os dentes, restaurações antigas, gengiva, mucosa bucal, língua, possíveis lesões e até mesmo avaliação de câncer bucal. Previna-se e faça sempre auto-exame, e caso perceba algo diferente, marque uma avaliação. E lembre-se faça no mínimo uma consulta odontológica a cada 6 meses.